1º Seminário Nacional Bordado

Veja a programação do seminário clicando aqui.

Minhas Queridas Colegas,

unnamed

1º Seminário Nacional Bordado  e Suas Histórias nasceu dos silêncios das agulhas, linhas, riscos, pontos, encantos, encontros, contos e histórias… muitas histórias, felizes e outras muito tristes e por razão delas nasceu o ” Projeto de Vida e Motivação” que está completando dez anos de Histórias Milagrosas, através da brincadeira com linhas, agulhas e festa na alma, e do Projeto das Oficinas Motivacionais de Bordados da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da PREAC/UNICAMP.

 As práticas destes projetos produziram em nós “Bordados Encantados de Gente” na formação de 95 grupos motivacionais de bordado dentro da nossa universidade! Evidenciamos como símbolo da nossa proposta de inclusão social, pelas linhas e agulhas, os pacientes portadores do HIV/AIDS do Hospital Dia/HC-UNICAMP, e foi junto a este grupo que desenvolvemos um exercício prático de Oficina Motivacional de Bordado: “Bordando a bola da felicidade a partir de um par meia esporte usada, manta acrílica, linhas e agulhas…” E hoje essa prática de se bordar a bola da felicidade já foi replicada em outras cidades na 41ª Feira do Bordado de Ibitinga/SP de 17 a 24/Julho/2014 e para outros estados, como em Belo Horizonte em 01/Agosto/2014  todas com grande sucesso!

Novas alegrias se alinhavaram com a participação da Professora Ariane Porto do IA/UNICAMP como Coordenadora do projeto e, a partir disso a abertura de vagas para a participação de alunos da Unicamp como bolsistas. E desta contribuição deles, sobretudo da estudante do IFCH/UNICAMP, Beatriz Octaviano Rótoli, conseguimos mapear as inúmeras pesquisas, histórias e práticas de bordado construídas em todos os cantos e instituições do nosso país!  E então surge o Sonho de realizarmos o 1º  Seminário Nacional de Bordado e suas Histórias na Unicamp.

E para que esse sonho se transformasse em realidade fomos buscar os seres humanos mais encantados e iluminados que tivessem feito um lindo bordado e que tivessem uma história para nos contar deste bordado! Então elaboramos um concurso do Bordado e da História mais bonita do Brasil! E recebemos muitas histórias vindas de vários estados brasileiros, das quais selecionamos 18 histórias que já estão disponibilizadas no site do nosso evento: www.preac.unicamp.br/cac/bordado e ainda contamos com a grande surpresa de recebermos um bordado com uma linda história da participante da nossas Oficinas Motivacionais da Casa do Lago/Unicamp, a estudante  Nella Paredes  da Venezuelana – Doutoranda em Engenharia Elétrica/ Unicamp.

A segunda etapa de elaboração deste evento foi um pouco mais complexa, pois se tratava da busca dos conferencistas para abrilhantar este acontecimento inédito em nosso país! Então fomos buscar alguém que trabalha com agulhas e linhas para fazer o mais perfeitos de todos os bordados no tórax do paciente após a realização das cirurgias cardíacas – Professor Dr. Domingo Marcolino Braile (www.brailebiomedica.com.br), Cirurgião Cardíaco e grande pesquisador de ciência e fé, que fará uma conferência com o título Energia psíquica e fé.

 A segunda busca foi ao encontro de Sávia Dumont (www.matizesbordadosdumont.com www.icadbrasil.org) em Pirapora. Ela é escritora, ilustradora e arte educadora e Coordenadora do Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz/ICAD e tem a linda história de uma família inteira que borda, que desenvolveram novas formas de entendermos as práticas do bordado como uma prática artística e empreendedora, uma vez que ganharam a licitação para um projeto de alta relevância que lhes concedeu o valor de 4 milhões de reais e com esse recurso eles capacitaram 16 mil bordadeiras no Brasil inteiro! Sua conferência será intitulada: O fazer Criativo.

E mais surpresas nos aguardam neste grande evento que será o 1º Seminário Nacional do Bordado na Unicamp, e você, é a nossa principal convidada

Quer contar sua história de superação que só o bordado pode te dar? Participe da Roda da Memória. Você descreve pra gente o que vai contar em poucas linhas, de modo bem simples. No dia do evento, vamos filmar tudo para compor um bordado multimídia com as histórias mais lindas de todos os tempos.

 Terezinha  – Organizadora do Evento terezabarretocosta@gmail.com

Angela Maria Morais  Coordenadora da CAC/PREAC/UNICAMP  angelamm@unicamp

 

Terezinha Barreto

Coordenadora do Projeto Oficinas Motivacionais de Bordado e Organizadora do 1º Seminário Nacional de Bordado e suas histórias na UNICAMP

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários – PREAC

Adicionar aos favoritos o permalink.

8 respostas para 1º Seminário Nacional Bordado

  1. Parisina Ribeiro diz:

    Esta iniciativa fará toda a diferença no bordado brasileiro e na contação da historia de muita gente…
    Parabéns!

  2. Lucia Galdino Ribeiro diz:

    Que maravilha! Fiquei emocionada e ansiosa por participar deste evento mas por enquanto ainda sem decidir pois tenho uma viagem para esse período que já estou pensando em adiar.
    Tenho um projeto de incentivo ao artesanato na minha cidade no ceara o que me custa grande desafio com a escassez de vontades e adesões. É quase extinção a prática desta arte numa cidade que já foi rica desta ocupação, onde cresci e aprendi, ainda criança todas as modalidades de “feito à mão” por isso meu interesse em resgatar essa prática até mesmo numa dimensão terapêutica.
    Vou me esforçar para estar presente neste evento, quem sabe encontro parcerias e estímulo para continuar nesta luta.
    ,

  3. Lucia Galdino Ribeiro diz:

    Que maravilha !
    Tenho um projeto que pretende resgatar o artesanato numa cidade do Ceara onde nasci e ainda criança aprendi todas as formas do “fazer à mão”. É um grande desafio pois ,é quase extinta esta pratica por falta de estímulo e a falta do entendimento da dimensão terapêutica desta ocupação.
    Fiquei emocionada com a iniciativa e deveras tentada a participar quem sabe encontro parceria e estímulo para continuar com meu projeto?

    • Parísina Ribeiro diz:

      Lucia querida,

      vamso conversar?

      faço parte de um projeto aqui em Brusque SC….

      temos uma pagina no facebook Confraria Bordadeira de Brusque

  4. Rita Maria dos Santos diz:

    Voces possuem contato de alguma ong ou instituição que deêm curso de bordado livre na cidade do Rio de Janeiro que possam me indicar

  5. Roberta Corrêa diz:

    Parabéns!!!! Me sinto agradecida em ver tão belo trabalho sobre essa arte tão querida, que coloca o pão na mesa de muitos brasileiros.

  6. Tereza, o bordado brasileiro nunca mais será o mesmo depois desse Seminário. Obrigada pela ideia e por batalhar para que ela se torne realidade! Beijo!

  7. helena cristina pimentel teles diz:

    Fiquei muito feliz ao saber desse seminário. Vou ficar esperando o dia com muita ansiedade, espero que Deus derrame muitas bençãos sobre ele e sobre todas as pessoas que estão trabalhando nesse evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>