Mamãe e Seus Bordados

mamae02_resize

Minha História é de muitas alegrias e sofrimentos, pois com seis anos de idade perdi o meu pai, desde pequena fazia boneca de pano com ajuda de minhas primas, e com as linhas dos fiapos de pano fui aprendendo sozinha a bordar os vestidos destas bonecas.Quando tinha 12 anos, comecei a costurar minhas próprias roupas e também das minhas irmãs e primas e, em pouco tempo, antes dos meus 16 anos, já costurava roupas para pessoas amigas e vizinhas.

Sempre tive muito prazer em trabalhar com costura e bordados e queria muito progredir nesta arte; aos 17 anos fui convidada para entrar numa pequena fabrica de corte e costura em Feira de Santana/Bahia, mas minha mãe não deixou. Porém essa pessoa que me convidou muito me ajudou na arte de costurar.

Na minha caminhada, gosto de aprender coisas novas e também de ensinar as coisas que sei.Estes bordados de fitas que estão no site foram aprendidos há três anos, num curso para 3ª idade. E agora nos meus quase 80 anos ( que completo em Dezembro/2006) voltei a criar com as flores do meu jardim…, na verdade passei esses anos todos com linhas e tecidos nas mãos e faço pequenos intervalos para molhar e cuidar das flores que tanto amo!!! E as tenho em grandes variedades plantadas no meu jardim!!!

Estou sempre aprendendo coisas novas, tudo é fácil é só a gente querer,é preciso sonhar e criar para que a vida não perca seus encantos. Querer é poder. Mãos desocupadas entrevam, esfriam e morrem, portanto mãos a obras!!! Todos os dias antes de criar meus desenhos e bordar minhas flores de fitas, peço presença de Deus e de Nossa Senhora na minha vida (…) e “ ELES “ vêem todas às vezes que chamo … Seguram às minhas mãos, me levam até o jardim(…) e mostram os mínimos detalhes das dáliascálidas e leves, a coragem quase prepotente das grandes vermelhas, a modéstia das rosas amarelas, o encanto da rosas meninas bem branquinhas, com pétalas bem definidas, e a sofisticação de leveza lilás das hortênsias, sem deixar de falar do luxo de puro ouro dos girassóis(…)!!!

Bordo à mão, com neoné, cirandinha, ponto segredo, matriz, ponto ouro, rococó, nozinhos, ponto pena, espinha de peixe e sombra.Acho que Deus soprou nos ouvidos de minha mãe para me chamar de “ Rosália “, pois eu amo as rosas e todas as suas amigas e também seus Amigos como os Ipês e os girassóis(…)!!!.

-Tereza Barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>